domingo, 21 de março de 2010

SABER ARGUMENTAR

No item comentários deixe seu parecer sobre a seguinte questão:

Os alunos do nono ano do sistema educacional do estado de São Paulo
sabem argumentar?

Justifique sua resposta.

11 comentários:

Aderson disse...

Andersson José Pereira nº2 9ºano

Na pesquisa que eu fiz os alunos do nono ano do estado de São Paulo fizeram uma argumentação sobre o aquecimento global com o objetivo de investigar como os alunos constroem sua argumentação, analisando como eles utilizam as justificativas para um bom posicionamento. Nesta investigação das 35 redações iniciais são de caráter não-dissertativo, sendo compostos por poemas, narrativas, relatos de experiência, entre outros gêneros. As outras 19 redações possuem predominância do gênero dissertativo, todas apresentam dados conclusão e justificativas consideradas argumentos mínimos de uma orgumentação. A maioria não faz referência explícita ao conhecimento científico da área, e somente três redações são possíveis identificar que as justificativas foram baseadas neste tipo de conhecimento.Então na minha opinião são poucos alunos do estado de São Paulo que sabem argumentar.

João Pedro disse...

João Pedro Reis Silva (Nº11) (Ano:9ª

Nas provas do 9º ano que pedia para argumentar sobre um assunto que eu pesquisei,são poucos que souberam fazer, erros acentuação,sem parágrafo,muitas coisas repetidas,mas como sempre a argumentações boas e ruins , mas são poucos que sabem expor sua opinião em uma argumentação sem falar eu acho ou na minha opinião

Julia disse...

Júlia Mara Gonçalves nº:13 9º ano

Os Alunos do 9º ano do estado de São Paulo Infelizmente não sabem argumentar, pois falta conhecimento, falta o esclarecimento sobre o assunto, deixando o texto muito repetitivo, com vários erros ortográficos . Tais alunos não possuem base do assunto e tem muita dificuldade em “falar no papel”, ou seja, não foram corretamente preparados para isso.
Mas isso vai além da quantidade de alunos, mas sim de qualidade do ensino, hoje.
E por isso a maioria dos alunos vão muito mal nas reações e argumentações de provas e vestibulares.

*~Carolzinh@ disse...

Caroline Deves Pinto n°:5 ano:9°ano


Muitas vezes dominamos o tema proposto mas quando precisamos expressar essa nossa opinião em um papel, parece existir um bloqueio das idéias dificultando expor os nossos argumentos. As palavras não fluem e junto podem aparecer os erros ortográficos.Uma prova real está na dificuldade que estou tendo agora para responder essa pergunta. Felizmente isso não é generalizado pois muitas pessoas sabem argumentar sem dificuldade alguma.

*~Carolzinh@ disse...

Nome: Gabriela Elsler
Nº.: 10
Série: 9º ano
Data: 29/03/2010
Professora: Izabel

O objetivo dos professores foi analisar como que os alunos constroem um texto argumentativo com suas próprias palavras.
Na pesquisa que eu fiz, os alunos do 9º ano do estado SP, fizeram uma redação argumentativa, mas os alunos apresentaram muita dificuldade de
produzir um texto sobre o efeito estufa e entre outros.

*Esta análise foi provada que os alunos tem muita dificuldade na escrita e não sabem expressar sua opinião própria.
Na minha opinião são poucos alunos do estado de SP que sabem argumentar sobre algum assunto.

Natalia Souza disse...

No estado de São Paulo há muitos alunos que não sabem argumentar, geralmente a maioria não tem interesse na leitura, não procuram assistir jornais, entre outros para enriquecer seus conhecimentos e isso faz com que eles fiquem sem argumentos à serem usados, também há vários alunos que possuem ótimas opiniões, porém possuem dificuldade em expor suas idéias no papel.

Monique de Oliveira Faria, nº.19

/\
/\
/\

Juninho disse...

Nome: Carlos Alberto Cortez Junior nº: 04 9º ano
A maioria dos alunos do 9º ano do sistema de ensino do estado de São Paulo não sabe argumentar pela má organização das idéias, ou pela falta de informações para por no papel. Isso causa dificuldades de atingir o principal objetivo de uma argumentação que é usá-la para convencer, persuadir o leitor. Falta esclarecimento, o texto fica repetitivo devido à falta de informações, o aluno não consegue sustentar uma opinião frente aos outros, na tentativa de convencê-los de que ele está correto. Falta sustentação lógica e justificação de afirmações.
Enfim, falta convencer pela apresentação de razões, em face da evidência das provas e à clareza de um raciocínio coerente e consistente.

Ensino Religioso disse...

Parabéns a todos!!!

Vocês conseguiram argumentar muito bem, apesar de alguns deslizes. Mas o importante é fazer e fazendo ir desenvolvendo as habilidades.
Não devemos ter medo de expor nossas opiniões e de cometer alguns erros, afinal quem nunca caiu quando estava aprendendo a andar?
Continuem pesquisando, refletindo e expondo suas ideias e não esqueçam esse espaço é de vocês.
Até mais.

Erika disse...

Para: 09/03/10

A argumentação dos alunos do nono ano, embora haja exceções, é muito fraca.
Os argumentos na maioria das vezes, fogem de uma linguagem formal, tornando um texto algo inadmissível geralmente escrita na forma coloquial de sites de bate-papo, e relacionamentos (Exemplos à abreviação das palavras: pq, vc, tb...) o que acaba estragando todo um trabalho.
A argumentação é algo tão necessário para nossas vidas, pois até em conversas do cotidiano precisamos dela, como uma forma de defesa (da própria pessoa ou de algo que está sendo julgado.) não sendo necessário apenas em atividades educacionais.
Há o problema, de pessoas que lêem, estudam e não sabem o motivo, de não saberem argumentar, mas como qualquer outra coisa sem treino, as coisas não fluem, o aluno tem o conhecimento, mas não o pratica, acaba tornando o aprendizado mais difícil.
Um dos motivos no qual o ensino parece fragilizado, embora haja exceções, que nos provam que alguns alunos não são influenciados pelos outros. Quantos alunos de escolas públicas (tão criticadas pelo seu ensino e alunos) que tem “ex” alunos que hoje são médicos, etc, isso nos mostra que não devemos perder as esperanças porque o mundo ainda tem salvação.

Erika Ribeiro da Motta Silva Amaral
Nº.: 08, 9º ano

Erika disse...

obs: a minha tarefa já foi até devolvida, só postei porque a senhora pediu. ;) beijoss

lili_filipini@hotmail.com disse...

Existem escolas que os alunos não sabem argumentar, muitos alunos não sabem argumentar em que uma redação expoem, que um texto expoem, por falta de intereçe na leitura, ou até mesmo por causa da dificuldade no intendimento da leitura. São poucos também os alunos que se interessam por aquilo que estão lendo.