domingo, 19 de setembro de 2010

POLÍTICA

Esse vídeo mostra, de maneira peculiar, a visão e a fala de um jovem que tem consciência do que acontece no nosso país, dos condicionamentos que o sistema dominante impõe ao povo.
Seu vocabulário não é próprio para um blog educativo, mas a ideia aqui é passar a mensagem aos alunos na linguagem que usam entre eles. A escola não pode negar o conhecimento, a vivencia e a experiência do aluno, ao contrário deve usar deles para se fazer eficiente. A partir dessa leitura de mundo que o aluno chega à escola é que se inicia o processo de "lapidação". 




VOCABULÁRIO:
Porra é uma palavra considerada de baixo calão, porém muito usada no dia a dia dos jovens, adolescentes e alguns adultos. A expressão é muito usada para designar:
  • Colegas de um mesmo círculo de amizades (ex: Olá, seu porra!) 
  • Uma frustração cotidiana (ex: Porra machuquei meu dedo!)
  • Expressão de raiva. Usado quando algo não sai como o esperado. Desprezo (ex: Porra, perdi o trem que ia me levar para o serviço!!
  • Expressão de espanto. Assustado (ex: Porra, você vai comer tudo isso sozinho?) 
  • Adjetivo utilizado para indicar quantidade de trabalho desempenhado.  (ex:  Ele não faz porra nenhuma!)
  • Porra na Bahia é tudo aquilo que você não lembra o nome na hora de falar. (ex:  "Êêêêê rapaz esqueci a porra...")...  

Merda: é uma palavra considerada grosseira, vulgar, porém muito usada no dia a dia dos jovens, adolescentes e alguns adultos. A expressão é muito usada para designar: 
  • ·         Como indicação geográfica 1: (ex: Onde fica essa merda?)
  • ·         Como indicação geográfica 2: (ex: Vá a merda!)
  • ·         Como indicação geográfica 3: (ex: Vou embora dessa merda.)
  • ·         Como substantivo qualificativo: (ex: Você é um merda!)
  • ·         Como auxiliar quantitativo: (ex: Trabalho muito e não ganho merda nenhuma!)
  • ·         Como indicador de especialização profissional: (ex: Ele só faz merda.)
  • ·         Como indicativo de MBA: (ex: Ele faz muita merda.)
  • ·         Como sinônimo de covarde: (ex: Seu merda!)
  • ·         Como questionamento dirigido: (ex: Fez merda , né?)
  • ·         Como indicador visual: (ex: Não se enxerga merda nenhuma!)
  • ·         Como elemento de indicação do caminho a ser percorrido: (ex: Por que você não vai a merda?)...

Culhão: é uma palavra considerada grosseira, vulgar, porém muito usada no dia a dia dos jovens, adolescentes e alguns adultos. É o mesmo que testículo. Considerada uma palavra grosseira, mas é muito usada  entre os jovens e adolescentes para designar coragem, ousadia: (ex: Você  tem que ter muito culhão para beijar a guria na frente do namorado dela!)



Caralho: é uma palavra considerada grosseira, vulgar, porém muito usada no dia a dia dos jovens, adolescentes e alguns adultos. Nome popular para pênis.  A expressão é muito usada para designar:
  • ·      Surpresa, espanto: (ex: Caralho, olha o tamanho daquele peixe!)
  • ·         Expressão de raiva. Serve para desabafar sentimentos de raiva, repúdio, desprezo: (ex: O meu time perdeu novamente, mas que caralho!)...
 

Fudido: é uma palavra considerada grosseira, vulgar, porém muito usada no dia a dia dos jovens, adolescentes e alguns adultos. A expressão é muito usada para designar:
  • ·         Sem saída, com problemas, em situação difícil: (ex: O rapaz está fudido se ele não pagar a pensão do filho dele.)
  • ·         Quem se destaca em determinada função, tarefa, profissão, evento: (ex: Paulo lançou 3 livros sobre o tal assunto só este ano. Ele é fudido nessa área!)






Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=merda&x=0&y=0.
 




No link comentários comente os vídeos.

Contador de visitas grátis
Moveis

14 comentários:

Unknown disse...

Erika, nº08

O primeiro vídeo que fala sobre política, simplesmente fala aquilo que é pura verdade que os brasileiros vivem, porque vai perguntar aí para o povo em quem eles vão votar? Ahhhh Tiririca se candidatou vamos lá vamos votar nele.... Mal sabem essas pessoas que ele só fez isso não para mudar o país e sim pra aumentar o bolso dele; Também há quem diga é preferível votar nele que já passou fome..... Ahhh ele passou fome, foi fez a carreira de humorista e agora investe na política porque sabe que os imbecies vão votar nele.
A maioria das pessoas não suporta política, falam que é tudo corrupto, que é isso aquilo, onde já se viu os rolos de dinheiro enfiados em tudo quanto é canto, mas também não fazem nada para mudar o rumo dessa historia.
Em minha opinião eu adoro assistir ao programa partidário, sabe por quê? Por que faz agente rir, por que você acha de tudo, prostitutas se candidatando, pessoa publica velhos. Obviamente não falo isso com preconceito e sim dando a minha opinião.
O que fazer pra mudar? Mobilizações, protestos nada disso adianta quando nós estamos no sol de Brasília protestando a porcaria de políticos, eles estão lá no ar condicionado, ou entoa mandando nosso dinheiro, não para saúde, educação, e sim pra uma conta lá nas Ilhas Canárias.


O segundo vídeo nos mostra como deveríamos votar, dando dicas mostrando que não somos burros e que sabemos sim o que queremos mudança, apenas isso, o vídeo relata também a capacidade que temos e desperdiçamos.
Burros não são, mas nos fazemos votando nessas pessoas que não querem saber sobre o país e sim, sobre quanto vão ganhar com isso.

Unknown disse...

Gostei muito dois videos são bem interessantes...Só falam o que é a verdade e que muita gente acha, mais não tem coragem de falar de expor o que acha.

Larissa disse...

O video fala como realmente é a politica, claro que muitas vezes fechamos os olhos e não vemos ou como o garoto do video disse somos alienados a não ver, e assim o povo continua votando errado. Nós escolhemos por isso e não podemos reclamar, se todos procurassem saber o que realmente cada politico é designado a fazer aposto que ninguém votaria no menos pior como ele disse, mas em pessoas que podem fazer a diferença. E acho que a unica vez que o povo realmente quis seus direitos de votar foi durante a ditadura, quando o povo era beneficiado mas queria impedir a censura; E agora que o povo tem suas opções vota em pessoas que não melhoram a educação, a saúde e outros pontos importantes para a população.

Larissa nº:14

Unknown disse...

Nome: Gabriela Elsler
Nº.: 10
Ano: 9º ano
Data:27/09/2010

O primeiro vídeo mostra que os políticos não tem uma idéia fixa para melhorar a vida de todos e ao mesmo tempo a do país. O vídeo cita um exemplo que todos os brasileiros fazem: alguns votam naquele que vai ajudar na sua classe social e o povo mais pobre vota naquele que vai dar 100 reais para cada família pobre. Com estes exemplos eu percebi que o povo brasileiro não está sabendo votar, só vota naquele que vai ajudar na sua vida e não no Brasil inteiro.
Já no segundo vídeo mostra através da música que temos que ter preocupações em quem vamos votar para que no futuro a gente não se arrependa, e temos que ser capazes de eleger alguém que faça a diferença no Brasil.

Unknown disse...

Nome: Monique de Oliveira Faria
Nº.: 19
Ano:9ºano

Não faz sentido! Políticos

Esse vídeo fala que os presidentes procuram uma maneira para conseguir dominar e controlar a população de alguma forma em que o povo não tente fazer nenhuma revolta, e por isso procuram fazer coisas que o “povo gosta”, como por exemplo, a criação de estádios de futebol, e dar 100R$ para uma família pobre...

O povo desde pequeno não tem interesse sobre a política, você cresce ouvindo, que todos os políticos são corruptos, que política é chata, etc, e por isso acaba não se informando e não tenta fazer nada para mudar o Brasil.

O salário do professor, do médico e do policial são inferiores aos do político, além do mais porque os políticos não colocam seus filhos em escolas públicas? Porque o professor, o medico, o policial, não conseguem mandar seus filhos estudarem em paris e os políticos conseguem.

Cristóvão Boarque tenta criar uma lei onde os filhos de políticos tem que estudar em escolas publicas, aí sim dariam mais valor para a educação.

Somente a educação poderá muda o Brasil.


A revolta do burrinho


No segundo vídeo nos mostra a importância do seu voto, ele é muito importante por isso não o jogue fora, pense bem antes de votar, procure saber o passado de cada candidato, suas propostas etc, o seu vota faz muita diferença.

Unknown disse...

Nome: Enrico Reis Ferreira
Nº:7
9ºano

No primeiro vídeo uma certa pessoa chama o povo de burro, ignorante sendo que essa certa pessoa que com certeza não tinha nada para fazer em sua vida se revolta e começa a falar um monte de coisa que infelizmente é a mais pura verdade mas que ele não fez nada para resolver então por que ele quer que nós resolvamos fala para nós largarmos o ipod e estudarmos para resolver os problemas dele e de todo o povo sendo que se nós tentássemos isso quem acabaria se ferrando era quem tentou fazer o certo porque o ser humano é o ser mais ordinário que existe não adianta um querer resolver os problemas que o outro só vai pisar em quem tá certo para ficar por cima de todos então ao invés de eu perder meu tempo ajudando os outros que com certeza vai querer tirar proveito de mim eu vou me garantir e querer que o outro lute pelo dele.
Para mim tudo isso ocorre por causa da pior coisa que poderia ter acontecido que é a tal da DEMOCRACIA


Já no segundo vídeo mostra realmente o que está acontecendo que é a falta de candidato que mude esse jeito do ser humano

Unknown disse...

Liliane, nº 15'

Não faz sentido: Politícos'

Eu partircularmente adoro o Felipe Neto, porque ele fala toda verdade. Ele enxerga o mundo com os olhos reais, e ele tenta nos mostrar a realidade que vivemos elegendo qualquer um. Muitas pessoas anulam seus votos por falta de opção, não sabem quem esta falando verdade ou mentira. Tanto é que pelo fato do tiririca ter se elegido não sei pra que dizem que ele já ganhou. Meu Deus, ta tudo virando farra! Porque vocês acham que ele vai mudar alguma coisa? Porque? ele é um humorista vencido faz tempo ! Não tem logica pra ele ganhar! Gente Mulher Pera ? que que isso Querem que o Brasil vire um Puteiro ? Não tem logica!

*SOMENTE EDUCAÇÃO MUDA O MUNDO!

A revolta do Burrinho;

Esse video nos mostra a importancia do voto de cada um, fala que cada um tem o direito de votar em quem acha que vai mudar o Brasil. Eu não consigo acreditar em politicos! Eles não pensam na saude alheia, na educação alheia! Olham somente para eles !

Unknown disse...

Nome: Caroline
Nº: 05
9º ano
Os videos mostram que os candidatos na hora da campanha política prometem de tudo, um mais que o outro, criticam seus adversários e agem de uma maneira tão eficiente que para o eleitor parece que desta vez vai eleger a pessoa certa para o cargo. Mas depois que acaba as eleições, ninguém mais ouve falar desse candidato, exceto com notícias que ele não cumpriu as promessas feitas durante a campanha, não
compareceu ao trabalho, está todo
enrolado com falcatruas, roubalheiras e assim por diante. Ninguém cumpre as leis da Constituição. Será que um dia podemos acreditar na eficiência de um candidato? Espero que sim, pois pretendo um dia votar em um político correto e eficiente.

Unknown disse...

Nome: Carlos Alberto Cortez Junior
Nº: 04
9º ano
Os vídeos nos mostram de uma maneira direta e clara como os políticos conseguem manipular facilmente a população: eles trazem qualquer coisinha para o país, dão um dinheirinho para os pobres e falam que o país esta se desenvolvendo, que milhões de reais foram investidos no desenvolvimento do país e outras mentiras.
Podem até terem sidos investidos milhões de reais em desenvolvimento nacional, mas em setores de interesse financeiro do governo, um exemplo disso é a extração de petróleo no pré-sal. O que a população vai ganhar com isso?Nada. O governo poderia muito bem investir neste tipo de desenvolvimento, mas poderia investir na educação ao mesmo tempo, já que no Brasil possuem cerca de 190 milhões de habitantes que pagam impostos em tudo que possuem.
Algumas pessoas diriam que o governo investe na educação, tanto é que cursos técnicos foram implantados em seu município. Além de alguns não serem da melhor qualidade,com baixas infraestruturas, os cursos técnicos são modalidades de ensino que servem para facilitar a integração dos alunos no mercado de trabalho, curso técnico não ensina política , ensina apenas o que é necessário para a área que o aluno quer se integrar futuramente.
É por isso que o vídeo: "não faz sentido", apela para uma educação com maior infraestrutura, com maior competitividade, e para que essa educação seja aplicada seria bom prestar-mos atenção no vídeo: "a revolta do burrinho", que nos mostra como devemos votar, nos mostra como nosso voto pode melhorar nosso país, portanto devemos prestar atenção em quem elegemos, alguns candidatos praticamente esfregam na nossa cara o quanto acabamos sendo idiotas em suas propagandas eleitorais.
Vamos dar um voto consciente, mostrar pra estes políticos que os brasileiros estão despostos a mudar este rumo que nosso país acabou tomando.

Unknown disse...

João Pedro Reis Silva-9ªano-nº:11

1ª video

No primeiro vídeo passa a mensagem que nós devemos procurar sabe o significado das coisas e como acontecem antes de votar em qualquer um sem saber e nem ligar para o que estão fazendo ,usar um pouco do seu tempo para estudar para ter mais conhecimento etc.,os políticos só roubam o poucas exceções,só ligam para si mesmos,invés de insvetirem na educação do povo,não ficam investindo em aumentar seu próprio salário cada vez mais,e ainda sim as pessoas votam neles,batem palmas,para uma pessoa que esta mentindo ,se tivesse uma lei que os políticos tivesse que colocar seus filhos em escolas publicas com certeza eles investiriam na educação obvio seu filhos estariam estudando em uma.
E agora ainda estão proibindo humoristas falarem sobre a política,em tempo de eleição, com medo de revoltas passeatas contra eles,estão nos deixando sem liberdade de expressão,então procure saber estude não jogue seu voto no lixo porque de uma em um formam milhares.

2ª video

No segundo vídeo diz que agora as pessoas votam mas sem terem certeza porque os políticos fingem se pessoas q quando elegidos descobrimos na maioria das vezes que são ele verdadeiramente,temos que votar no político que achamos menos ruim,cada vez mais cenas de roubos compra de voto entre outras.
Então não podemos desperdiçar nossos votos mas agora como saber em quem devemos votar ou não em quem esta falando a verdade.

Unknown disse...

Nome: Júlia Mara Gonçalves
Nº 13
Série: 9ºano

O primeiro vídeo, "não faz sentido!Políticos" , fala da realidade em que vivemos nos dias de hoje, ninguém procura saber em quem votar, a maioria vai pelo que esta em alta, ou no que oferece uma melhor campanha, mas isso não é o suficiente para que se tenha um conhecimento do candidato, é por isso que o povo vota, se arrepende, se revolta e em épocas de eleição cometem o mesmo erro, ninguém se importa no momento certo em votar no melhor candidato, mas sim naquele que os outros escolhem, um exemplo é o tiririca, um absurdo, o que um candidato desse faz pela cidade? Piadas? Piadas não movem o país muito pelo contrario, só atrasa ele,temos que escolher candidatos que estejam focados no bem de todos em geral e não em classes social, em fim, o povo tem que escolher certo pra depois não se arrepender, pois aí será tarde de mais, serão 4 anos com insatisfações e revoltas.

O segundo vídeo,mostra a importância do nosso voto, não é por que somos um, que nosso voto não é importante, muito pelo contrario, é unido que vamos conseguir fazer a diferença, atitude, é a chave para que crescemos e prosperemos, é votando que escolhemos nosso futuro,somos capazes de votar, assim como somos capazes de mudar o país.

Natália Santis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natália Santis disse...

Natalia Souza .
Nº20

Os vídeos mostram a opinião de pessoas como nós que falam com mais clareza, mais impulso e espaço o que todos nós gostaríamos de falar..
Devemos pensar mais em como era antigamente e cobrar um pouco mais dos políticos , ser mais revolucionarios , querer andar na rua sem medo e até ter seus direitos seja no estudo,trabalho ou na vida.
Já o voto , devemos vê-lo como o nosso futuro , ver que não somos "pau mandado" dos homens do poder , somos seres e não tão ignorantes quanto acham , devemos votar mais consciente e com mais valor a nós mesmos.

Unknown disse...

Anderson nº2

O primeiro vídeo mostra de uma forma mais clara para os jovens , utilizando suas linguagens, a verdadeira politica que ocorre em nosso pais em que muitos votam sem pensar em todos e votam para satisfazer o seu interesse vendendo seu voto para os políticos que não vão fazer "nada" pela população.
Nesse vídeo fala como podemos mudar o nosso pais que é pela educação, tendo escolas melhores consequêntemente alunos e pessoas mais inteligentes e assim tendo um pais melhor para todos, só que para
termos uma educação melhor nas escolas precisamos de um politico que investisse nisso.

No segundo vídeo é para que as pessoas penssem bem antes de votar porque o seu voto pode fazer muita diferença nos avanços do pais, para que penssem amplamente e escolha o político que iria satisfazer a todos.